Broinhas de milho (fubá)

Quando o meu pai ia viajar, os jantares lá de casa costumavam ser lanches mais reforçados, o que eu adorava. Tirando uma fase de quase total repulsa por comida que, dizem, durou até os meus 2, 3 anos, eu sempre me vi como “bom garfo”, mas gostava às vezes de jantares mais leves – era mais divertido, e um pouco subversivo, sair do dogma brasileiro do arroz-feijão-mistura. Os fins de semana eram mais flexíveis, mas se meu pai estava fora, o cardápio noturno era menos “rígido” também nos outros dias. Não que ele exigisse isso ou aquilo, mas minha mãe sentia a responsabilidade de colocar três refeições completas na mesa durante a semana – que trabalho isto deveria dar!

Uma das coisas que a minha mãe preparava para esses lanches noturnos eram as broinhas de fubá, uma receita que, infelizmente, não encontrei nos cadernos dela. Poucas coisas na vida são tão boas como pães, pãezinhos e bolinhos recém-saídos do forno, e elas não eram exceção.

dsc09919

Usei esta receita, mas com algumas modificações. Na primeira vez que a preparei, achei adocicada demais e com um travo a fermento acentuado. Eu não gosto de broa muito doce, motivo que me fez desistir de comprá-las fora, acho que o sabor fica “agressivo”. Não é frescura, é que me acostumei mesmo a um sabor mais suave e acho que não precisamos exagerar no açúcar em pães e bolos de milho/fubá. Sei que o açúcar ajuda a trazer um pouco de umidade a essa farinha de natureza mais seca, mas é só tomar cuidado com o tempo de forno (e mesmo as mais doces costumam ser muito secas, estas ficaram perfeitas).

As minhas mudanças:

2 1/2 cs de açúcar em vez de 4;

1 colher de sobremesa de fermento em vez de uma de sopa (a colher de sobremesa a que me refiro é aquela menor que a de sopa e maior que a de chá, a de comer sobremesas, uma medida pouco usada hoje em dia);

e nada de queijo ralado, em vez disto, usei raspas de um limão siciliano (e também as sementes de funcho, pois adoro).

Ficaram bem melhores que as da primeira vez, quase lembraram as da minha mãe. Difícil é parar de comer.

dsc09918

 

 

 

Leave a comment