porto.come: mercado gastronômico de Natal

Na busca de um programa para o feriado da quinta-feira, fomos parar no porto.come, uma feira gastronômica* de Natal de produtos regionais que aconteceu de de 8 a 11 de dezembro na Alfândega do Porto.

porto-come

Estavam lá comerciantes de produtos como doces, compotas, chás, fumeiros, vinhos, licores, fogaças e queijos.

Havia também uma área de restauração, incluindo food trucks. No Parisboa, comi este delicioso crepe de trigo sarraceno, recheado com queijo de cabra, nozes e mel, e acompanhado por uma generosa salada.

Uma coisa em que reparei é que havia muitos estandes de doces e compotas em comparação com os demais produtos, o que não é de todo ruim, mas um pouco mais de variedade teria sido interessante. E, falando em doces e compotas, acabei trazendo este para casa.

imgp0559

Eu adoro marmalade = doce (geleia) de laranja, tanto como outros doces e curds cítricos (os cítricos e os caramelos são o meu chocolate) e, após uma prova oferecida pelo simpático casal abaixo representando a Licompotas (que também produz licores), não deu para resistir.

dsc09877

Já coloquei a compota no mingau de aveia, misturei ao iogurte, enfim, é uma delícia. Pena que só indo a Resende para comprar (ou ao restaurante Essência para provar, o que não será nenhum sacrifício), todas que experimentei eram ótimas. E fiquei inspirada a fazer algumas geleias caseiras. A ver.

*havia também alguns produtos não gastronômicos, como sabonetes artesanais e roupas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s