Leituras: Bee Wilson e Laura Pires

Passei um fim de semana prolongado na Inglaterra e, infelizmente, não tenho nenhuma aventura gastronômica a relatar – o lugar onde me hospedo não é particularmente empolgante e foi uma visita de família, com uma rápida passagem pela congelante Londres (que amo, mas não tenho conseguido rever com a calma necessária).

Entretanto, adquiri um livro que queria muito e ganhei um outro, que minha prima me enviou via uma amiga de Brasília que está passando duas semanas por aquelas bandas. O primeiro foi First Bite: How We Learn to Eat (Fourth Estate), de Bee Wilson, que discorre sobre as bases culturais, afetivas e psicológicas de nossos hábitos alimentares.

cyraak_xuaafn7x

É uma leitura fantástica nesta época de tanta confusão e proselitismo sobre como devemos comer ou não e, como é o meu caso, para quem tem filhos com relações problemáticas com a comida (não é um livro de “conselhos”, mas sim, uma reflexão elucidativa sobre a nossa relação com a comida).

O segundo, que veio do Brasil, é Nutrindo Seus Sentidos (Editora Rocco), da Laura Pires.

imagem-aspx

Havia muito tempo que queria um livro sobre culinária e medicina ayurvédica, e este é perfeito. Comecei a acompanhar a Laura no Instagram e o livro entrou para minha lista de desejos assim que o vi. É abrangente e ao mesmo tempo tempo simples, e as receitas incluem a preparação de masalas (misturas de especiarias indianas), que é algo que sempre quis aprender. Ela tem outros livros publicados dentro do mesmo tema, todos interessantes.

Já segui algumas dicas de preparação de arroz e fiz uma receita, de bolinhos de arroz e abóbora. Os meus não ficaram douradinhos, mas acho que não eram para ser.

imgp0517

Eu estou numa fase de cozinhar com abóbora, que não é um dos meus ingredientes favoritos para pratos salgados, mas resolvi dar uma chance devido à estação. No sábado, preparei esse curry (caril) a olho e ficou fantástico. A foto está sofrível (não reparem no estado do individual…), mas acho que dá para ter uma ideia.

imgp0545

Assei cubinhos de abóbora e floretes de couve-flor até ficarem tostados. Quando já estavam quase prontos, numa panela, tostei sementes de alcaravia, funcho e mostarda no óleo de coco. Acrescentei cebola picada, alho espremido e pó de caril/ curry. Depois, tomates e e cogumelos laminados, mais um pouco de passata. Adicionei um pouco de água e, quando os tomates já estavam mais desmanchados, a abóbora e a couve-flor. Finalizei com leite-de-coco, piri-piri/ pimenta calabresa, coentros picados e corrigi o tempero – deixei cozinhar por mais uns 3-4 minutos. O arroz integral, tostei e cozinhei com sal, um anis estrelado e coentro em pó. A repetir.

 

Leave a Reply

