Brownie de chocolate e beterraba

Não vos enganarei – a textura deste brownie de chocolate e beterraba não fica idêntica à de um mais tradicional, mas fica menos interessante e ele, menos gostoso? Definitivamente, não. É bom demais.

Brownie light não existe, mas também não precisa existir. A não ser que você seja como eu e goste de receitas alternativas, um pouco mais leves que as originais. Se eu vou a um café ou pastelaria, quero saber se o brownie é light, com ou sem glúten, lactose, etc? Claro que não! Mas se vou fazer em casa, como já mencionei noutro post, prefiro algo menos pesado.

Eu nunca gostei de beterraba, esta raiz tuberosa sempre figurou na minha lista de alimentos intragáveis. Até que comecei a incluí-la no smoothie, juntamente com laranja e cenoura. E assá-la e combina-la com chocolate. Virei fã – mas ainda não gosto de beterraba cozida.

Depois de ver tantas receitas fiáveis que levavam beterraba e chocolate, resolvi criar a minha versão de um brownie assim. Eu uso gordura e açúcar de coco porque gosto muito das notas de sabores que, juntamente com a beterraba, deixam no bolinho. A beterraba realmente eleva o sabor do chocolate, que, mesmo assim, continua a ser o herói da receita. No caso do açúcar, geralmente faço meio a meio – açúcar amarelo ou mascavado, açúcar de coco. Importante – a doçura necessária vai depender do seu paladar e do chocolate que utilizar, eu uso o Pentagruel 70% cacau (vi que eles têm uma versão com estévia, vou procurar!), que já é bem docinho. Quero experimentar também com o Green & Black’s, que usava na Inglaterra e encontro aqui (mas bem mais caro).

Prove antes de levar ao forno e ajuste a doçura se necessário.

Brownies de chocolate e beterraba

fullsizeoutput_32ba

Ingredientes

1 beterraba cozida (cerca de 40 minutos, com a casca), descascada e cortada em cubos

130g de chocolate preto para culinária

80 g de gordura de coco (pode substituir por manteiga)

100 g de farinha (com ou sem glúten, usei 5o% arroz, 50% espelta branca)

100g de açúcar (usei 50% de coco, 50% amarelo)

2 ovos

Uma pitada de flor-de-sal

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma/ um tabuleiro quadrada(o) pequena(o) com papel vegetal.

Derreta o chocolate com a gordura de coco/ manteiga em uma tigela-pyrex sobre uma panela com água quente (não deixe ferver ou o fundo encostar na água!) em fogo brando ou no microondas. Deixe esfriar um pouco.

Faça um purê com a beterraba e um dos ovos num processador/ robot de cozinha. A minha nunca tritura totalmente, mas não se percebe no resultado final.

Verifique se o chocolate já esfriou um pouco e junte a farinha, o açúcar, o sal, o ovo restante e misture bem. A massa fica linda assim:

dsc09782

Despeje na forma e leve ao forno por 18-20 minutos (depende do seu forno, claro). Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Se conseguir resistir, eles congelam bem.

dsc09787

 

Todas as fotos são creditadas a mim, exceto quando outra fonte for citada. © Daniela Oliveira, todos os direitos reservados

 

 

 

Advertisements

One Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s