Pela Baixa do Porto: Sanderia e Loja das Conservas

Fui à Baixa levar minha câmera compacta para uma avaliação de reparo/ conserto e, como era hora do almoço, decidi comer por lá. Não sou grande fã de sanduíches (muitos anos na Inglaterra, onde as/os sanduíches são a refeição mais comum e banalizada do dia), mas foi o que me apeteceu e hoje, finalmente (já tentei almoçar lá outras vezes), não havia uma grande lista de espera na Sandeira do Lumiére, nas Galerias Lumiére (Rua de José Falcão). Escolhi o menu de almoço (sopa + sande do dia + bebida do dia = 5€) e gostei bastante – sopa saborosa, sande “Douro” (queijo de cabra, frango, salada, maçã e um molhinho tipo salsa delicioso; há uma escolha de 4 sandes do dia, incluindo uma opção vegetariana) quentinha e com pão “crocante”. Aprovadíssima.

dsc09758

dsc09759

Depois, uma visita à Loja das Conservas (Rua Mouzinho da Silveira 240-242, tel.: 960 472 930) que abriu no Porto há dois meses e sobre a qual só fiquei sabendo graças à Moira, do Tertúlia de Sabores, que respondeu a um comentário meu  no Instagram.

dsc09764

Eu comprei algumas conservas da Briosa num mercado de Natal, em 2014, no Porto, me apaixonei, mas nunca mais as vi à venda. A loja representa dezoito marcas portuguesas de conservas de pescado e, obviamente, chama a atenção dos turistas – mas não é “só para turista ver”. Se os seus amigos e familiares gostam de pescado em lata, é uma lembrança muito legal para levar daqui, mesmo porque a maioria das latas tem um layout lindo.

dsc09762dsc09761

Estou pensando em ir lá num dia de degustação, fiquei um pouco confusa com a variedade e queria provar outras marcas também.dsc09760

Mas hoje voltei feliz para casa com estas aqui – não gostava muito de conservas com picante, pois as que já tinha comido eram muito ruinzinhas, mas as da Briosa mudaram a minha opinião. Com o frio que começa a chegar, há poucas coisas que combinem tão bem com uma taça de vinho tinto e um pouco de pão.

dsc09768

Todas as fotos são creditadas a mim, exceto quando outra fonte for citada. © Daniela Oliveira, todos os direitos reservados

Leave a Reply

