Bolo de milho

Como brasileira luso-descendente, adoro chá (ou café) com bolo à tarde, mas evito fazer os muito doces porque, tirando quando saem do forno, sou eu que acabo comendo tudo – e daí quando você para para pensar, “comi quase duas xícaras de açúcar em dois dias” (sem contar a farinha!), bom, não fica muito feliz – pelo menos eu não fico, tampouco o meu estômago. E nem é porque “engorda”, é mesmo por questões de saúde. Na rua, tudo bem abusar um pouco, mas em casa tem que ser bolo leve – salvo nos aniversários, claro!

Eu ou uso açúcares mais nutritivos (melaço, geleia de arroz, açúcar de coco, açúcar mascavado), ou diminuo as quantidades.

Esta receita é adaptada a partir de uma que vi na internet e que não consigo mais encontrar. Resulta num bolo macio, saboroso e ligeiramente úmido – difícil parar de comer, este some rapidinho aqui em casa!

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300ml de leite de coco
1 e 3/4 xícaras de farinha de milho ou fubá
1 1/2 xícaras de açúcar amarelo (uma pode ser suficiente, prove!)
1/2 xícara da gordura de sua preferência (óleo, óleo de coco, manteiga/manteiga de coco derretida)
3 ovos grandes
1 colher de sopa de fermento

Bata tudo no liquidificador, despeje numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 30-35 minutos (depende do seu forno, fogo médio).

E para quem se importa – não tem glúten!

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